5 técnicas infalíveis para ajudar na administração do tempo no trabalho!


Em Artigos - 30-03-2019

O tempo é algo que nós não podemos controlar. O que podemos fazer é administrar o que fazemos com ele. Por isso, a administração do tempo no trabalho é algo que temos que ficar bastante atentos.

 

Gastar nosso tempo com outras coisas enquanto temos que ser produtivos pode ser fatal para deixar de entregar aquele relatório tão importante. Mas engana-se quem acha que gastar todas as energias apenas fazendo suas tarefas também ajuda.

 

A administração do tempo no trabalho também leva em consideração um espaço de folga para que o cérebro descanse. Visando o melhor desempenho na hora de administrar o tempo, conseguir ser produtivo e ainda sim ter um tempo pra você é que fizemos esse artigo.

 

Conheça as melhores dicas para a administração do tempo no trabalho!

 

Fique atento aos “ladrões de tempo”

 

A administração do tempo no trabalho é algo valioso e que não é tão fácil de administrar, por isso fique atento aos ladrões de tempo. A maioria das vezes somos nós mesmos os ladrões de tempo de nossas tarefas. Alguns hábitos impedem a realização das tarefas, um exemplo disso é estar conectado às redes sociais.

 

As características pessoais também podem vir a ser um empecilho na administração do tempo no trabalho. Dentre essas características estão a escolha das atividades que devem ser feitas com urgência ou não. Outro problema muito comum são o perfeccionismo, a desorganização e no caso de gestores a inaptidão para liderar.

 

Por isso saiba identificar os ladrões de tempo e se caso esse ladrão seja você mesmo, tente gerir seu tempo de maneira a não deixar que esses problemas te atrapalhem. Desligue-se das redes sociais quando elas não estão sendo usadas como ferramenta de trabalho. Se organize mais e em casos como o perfeccionismo peça para que seu superior diga se a atividade está boa ou não, assim você não terá com que se preocupar.

 

Prever o imprevisto

 

Pode parecer confuso, mas vamos explicar o que isso quer dizer. Muitas vezes quando estamos executando nossas atividades no trabalho, pessoas ligam, emails chegam, mas isso é normal. Porém, muitas vezes paramos de fazer o que estamos focados e nos desligamos para atender o telefone que toca ou responder o email.

 

 

produtividade do tempo no trabalho

 

Talvez realmente seja urgente ou necessário fazer isso, mas quando voltamos ao que estávamos fazendo já perdemos o foco e estamos desanimados com a retomada da atividade. Para que isso não aconteça, planeje esses pequenos momentos, saiba gerir o tempo de maneira a atender telefonemas e responder emails em momentos planejados. Ou até mesmo saiba o quanto tempo você gasta executando esse tipo de tarefa e encaixe ela na variável de tempo.

 

Os pequenos espaços de interrupção são normais no dia-a-dia. É por isso que ao planejar seu tempo eles devem estar inseridos. Dessa forma, você consegue saber o tempo exato para focar em outras atividades, que talvez, sejam mais importantes.

 

Prazos podem ser inspirações

 

Como assim? Muitas vezes achamos que os prazos são medonhos e desesperadores, mas nem sempre é assim. Essa técnica não é tão assustadora quanto você está imaginando. Quando estamos fazendo uma atividade que começa a se arrastar demais, coloque um prazo estipulado por você. Dessa forma você ficará ainda mais focado em executar essa atividade, inibindo-se de distrações.

 

Quando nós mesmo estipulamos o nosso tempo para uma tarefa, ela se torna uma pressão saudável. Muito diferente de quando estamos chegando ao ponto limite de entregar um trabalho e começamos a nos desesperar.

 

Use essa técnica antes do prazo estipulado pela empresa, dessa forma você terá mais energia ao se impor um limite de tempo.

 

Princípio de Pareto

 

O principio de Pareto, foi criado para a administração do tempo no trabalho. Essa técnica afirma que 80% do sucesso da gestão de tempo vem de 20% das suas atividades. Ou seja, descubra o que são esses 20% na sua rotina. Priorize sua tarefas mais estratégicas, as que causam realmente algum impacto para sua empresa e dedique mais tempo para elas.

 

 

Solicite ajuda quando precisar

 

Não deixe o trabalho de equipe de lado, esse tipo de atitude não demonstra eficiência. Estar em uma equipe é entender que seus companheiros são mais eficientes em certas funções. Além disso compartilha as dificuldades é sempre um opção quando estamos em uma equipe. Porém, quando estiver cheio de tarefas saiba dizer não sem estragar a relação com o colega de trabalho. Uma boa comunicação é a chave para um bom trabalho de equipe.

 

Se você achou este texto interessante não deixe de ler nosso artigo sobre produtividade no trabalho!