Atividades para idosos: por que é necessário exercitar o corpo e a mente?

piscina de hidroginástica com uma bóia
Em Infográficos - 30-09-2016

Preparamos um infográfico com atividades físicas e mentais para idosos, confiram!

 

 

atividades para idosos

 

 

Idosos ativos: quais exercícios são mais adequados?

 

 

Idosos ativos garantem mais qualidade de vida e sobre tudo o tão almejado envelhecimento saudável. Pesquisas mostram que idosos que praticam mais atividades físicas e mais exercícios que estimulem o cérebro são mais saudáveis.

 

 

Dentre os efeitos positivos da atividade física e mental para idosos estão:

 

 

  • Redução das chances de infarto

 

  • Redução da depressão

 

  • Redução e controle da demência

 

  • Maior socialização

 

  • Melhora no condicionamento físico

 

  • Melhora das capacidades cognitivas

 

 

Atividades para o corpo

 

 

As primeiras atividade que listamos foram as atividades rotineiras. Ao contrário do que se pensa comumente, 88% dos idosos de uma pesquisa da UFPel são independentes para realizar atividades básicas. As atividades básicas são: tomar banho, ir ao banheiro, comer, deitar e levantar da cama.

 

 

A mesma pesquisa mostra que 85% são capazes e independentes para realizar tarefas mais complexas. Exemplos dessas tarefas são: usar um meio de transporte, preparar as refeições, cuidar do dinheiro e ir às compras.

 

 

As atividades cotidianas são uma boa forma de exercitar a mente. Além disso, outras situações como ir às compras ou arrumar a casa são maneiras de manter o corpo em movimento.

 

 

A caminhada é outra atividade muito positiva na melhora do condicionamento físico e na saúde dos idosos.

 

 

Segundo dados do G1, idosos que caminham 5 vezes por semana tem 45% menos chances de sofrer um infarto.

 

 

A hidroginástica é outro esporte muito adequado à terceira idade. Dentre os principais benefícios estão:

 

 

  • Os impactos musculares e articulares são reduzidos

 

  • A atividade proporciona interação, já que as atividades são feitas em grupo

 

  • O aluno é acompanhado o tempo inteiro por um profissional

 

 

Outra atividade que listamos é o pilates. O pilates é conhecido como uma atividade excelente para manter a postura, trabalhar os músculos, relaxar e melhorar a resistência física. Um ponto crucial a ser observado no pilates é se a atividade é orientada por um fisioterapeuta. É uma norma estabelecida que os profissionais sejam fisioterapeutas, visto as necessidades desse conhecimento profissional na atividade.

 

 

Atividades para a mente

 

 

O último ponto que levantamos, mas não menos importante, são as atividades para a mente. De acordo com uma pesquisa realizada pela UERJ idosos que exercitam a mente tem redução nos índices de demência.

 

Existem diversas formas que os idosos podem trabalhar a mente, dentre elas, as mais recomendadas são as que são realizadas em grupos.

 

 

As atividades em grupo promovem a interação, o raciocínio e auxiliam no trabalho da memória.

 

 

Gostou do nosso infográfico de hoje? Confira o nosso material anterior sobre os hábitos dos idosos!

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