Diversão na terceira idade: 5 atividades para desfrutar na terceira idade

lazer para idosos
Em Artigos - 11-05-2018

Se você acha que a diversão na terceira idade é um mito, então hoje nós iremos desmistificar isso! É normal pensar que ao atingir a terceira idade, ficamos mais cansados e indispostos. Porém, é importante lembrar que indisposições fisiológicas contribuem para que os idosos queiram ficar mais sossegados, mas isso não significa perder a vontade de querer se divertir e fazer atividades.

 

 

Às vezes o tempo de reclusão, a falta de exercícios e outros fatores fazem os idosos ficarem em casa. Esse quadro é agravante, pois quanto mais parado fica o indivíduo mais ele se acomoda a essa rotina, mesmo que sem querer.

 

 

Por isso, é importante lembrar que, principalmente os idosos, devem se exercitar e procurar tarefas que proporcionem lazer. Isso o ajuda tanto aspectos físicos quanto mentais e proporciona maior autonomia ao idoso.

 

 

Pensando nisso, fizemos uma pequena lista dando dicas de diversão para a terceira idade.

 

 

Dicas de Diversão na terceira idade

 

Pensando nisso, fizemos uma pequena lista dando dicas de diversão para a terceira idade.

 

 

Exercícios Físicos

 

 

Musculação

 

 

 

Anteriormente citamos o quão importante é o exercício físico na terceira idade, mas como isso está relacionado com a diversão?

 

Algumas atividades físicas além de proporcionar o aumento da massa muscular, também ajudam no lazer.

 

Caminhar em um parque ou ter uma companhia na hora de se exercitar ajudam a proporcionar diversão e lazer. Ter companhia para exercitar-se é um estímulo, para aquelas pessoas que tendem a ficar sozinhas ou que costumam ter preguiça para esse tipo de tarefa. Além disso a caminhada é um ótimo momento para apreciar as paisagens no ambiente e relaxar!

 

 

Artes e Cultura

 

 

Outras atividades interessantes para o público idoso são as atividades culturais.

 

 

Por meio de filmes e peças teatrais, é possível presenciar vivências, mesmo que por uma tela, e através delas adquirir experiências.Essas atividades culturais são excelentes pois, além dos benefícios que elas trazem para a diversão dos idosos, é um direito previsto na lei nacional a meia entrada aos maiores de 60 anos. Portanto, não deixe de aproveitar esse benefício!

 

 

Música

 

 

Outra forma de diversão na terceira idade que conhecemos bem é a música. A música é de fato um grande aliada em várias situações. Podemos relaxar ao escutar uma música calma, extravasar com músicas mais agitadas e ter boas recordações com sons que embalaram parte de nossa história. O importante é aproveitar esse recurso e os benefícios que ele traz no nosso dia-a-dia.

 

 

diversão na terceira idade

 

 

Por meio da música é possível também tratar doenças como o Alzheimer. A musicoterapia é uma técnica comprovadamente eficaz para esse tipo de tratamento. Usada para trabalhar a parte física, mental e social do paciente através da música essa técnica promove bem-estar, pode melhorar a memória e até aliviar dores.

 

 

Outra forma de desfrutar da música é através da dança, pois ajuda não só a relaxar com a música, mas também a exercitar o corpo. A dança é um ótimo momento para se divertir! Se feito em conjunto, proporciona uma ótima forma de socialização pois promove conversas e a inclusão em um novo grupo de colegas e amigos.

 

Para aqueles que não gostam de dançar, temos uma opção mais audaz, aprenda a tocar o instrumento e se delicie a cada nova conquista em seu aprendizado. É sempre importante lembrar, que para aprender não existe idade, nem tempo..

 

 

Literatura

 

 

A leitura é um ótimo meio de diversão na terceira idade que preferem a calmaria. A leitura ajuda a estimular o cérebro, estimulando a formação de novas conexões cerebrais e a capacidade de armazenar mais informações. Além disso ajuda também no aumento da percepção e exercita a parte do cérebro ligada a imaginação.

 

 

Existem também grupos de leitura onde acontecem troca de informações e estudos sobre os livros escolhidos pelo grupo. Uma ótima maneira de se divertir, conhecer pessoas e trocar ideias sobre assuntos em comum.

 

 

Viagens

 

 

Viagens são a garantia de uma boa maneira de se divertir. Conhecer outro lugar, cultura e pessoas é de fato um mundo de infinidades de opções. Se desligar do meio comum para ir a novos lugares é relaxante tanto fisicamente quanto mentalmente.

 

 

idosos no navio

 

 

Atualmente, existem diversas agências que programam viagens em grupo especializada para idosos. É previsto por lei que os transportes coletivos interestaduais devem reservar benefícios aos maiores de 60 anos. Dentre esses benefícios estão, desde a gratuidade da passagem até um desconto de metade do valor.

 

 

Se você quer saber mais sobre como chegar à terceira idade de maneira saudável, não deixe de acessar nosso artigo sobre como cuidar da saúde na terceira idade.

Comentários