Saiba como você pode atingir o envelhecimento saudável e passar dos 100 anos

Idosa feliz
Em Saúde - 12-01-2017

Há cerca de 20 anos atrás, a população idosa brasileira com mais de cem anos era de 13,8 mil pessoas. De acordo com o último censo do IBGE, atualmente essa população corresponde a cerca de 30 mil pessoas. Ter uma vida longa e um envelhecimento saudável é resultado de uma série de fatores, mas quais são eles?

 

 

 

pirâmede etária do IBGE

IBGE

 

Chegar aos 100 anos é cada vez mais comum, o grande desafio é alcançar um século de vida com boa saúde. O segredo para o envelhecimento saudável é cuidar do corpo e da menta. As formas como você pode fazer isso variam de acordo com aquilo que te traz mais prazer e mais afinidade.

 

 

 

O que influencia o envelhecimento saudável?

 

 

 

pessoa com vida cheia

 

 

 

Muitos acreditam que o fator genético é decisivo e indutor de doenças degenerativas. Porém, de acordo com o médico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Eduardo Ferriolli, não é bem assim. A genética de fato influencia o estado da saúde durante a velhice, mas em menor proporção do que se imagina. Até os 80 anos a genética contribui com apenas 30% dos fatores degenerativos. Sendo assim, os outros 70% são responsabilidades dos hábitos de vida do indivíduo, os quais são modificáveis.

 

 

Portanto, adotar hábitos de vida saudáveis são formas de aumentar a expectativa de vida e chegar aos 100 anos com disposição. Existem algumas dicas valiosas e alguns fatos científicos que são fundamentais para atingir a terceira idade com saúde.

 

 

Consumo de álcool e vida longa?

 

 

 

pessoas brindando

 

 

 

Parece estranho não é? Mas é isso mesmo. Estudos realizados pela pesquisadora Simona Constanzo, do Departamento de Epidemiologia e Prevenção do Instituto Neurológico Mediterrâneo, dizem que sim. O consumo moderado de álcool aumenta a expectativa de vida. Porém, essa questão é uma via de mão dupla, já que o mesmo estudo mostra que o consumo excessivo reduz a expectativa de vida.

 

 

Segundo a pesquisa, divulgada no seminário Bear and Health, a ingestão moderada de álcool reduz cerca de 18% o risco de mortalidade por qualquer doença. Além disso, o consumo trás 20% mais proteção ao coração e reduz em 40% o risco de doenças cardíacas.

 

 

Mas cuidado, como dissemos a ingestão do álcool é uma via de mão dupla. A quantidade recomendada para trazer benefícios à saúde é de 20 g por dia para os homens e 10 g por dia para as mulheres. Essa quantidade é equivalente a cerca de 150 ml de vinho ou um copo de cerveja.

 

 

Pratique atividades físicas

 

 

 

idoso praticando yoga

 

 

 

A prática regular de atividades físicas proporciona benefícios à mente e ao corpo. A atividade física libera hormônios da felicidade e causa sensação de bem-estar. Além disso, outros benefícios como melhorar o sono, proteger o coração e a circulação sanguínea são indispensáveis.

 

 

Praticar atividade física é um remédio para quase todos os males. Como dissemos no nosso texto sobre os riscos de infarto e de AVC, a atividade física é o método mais indicado para prevenir essas doenças.

 

 

Mas não funciona só contra doenças. Como dissemos acima, aumentar a expectativa de vida tem a ver com a saúde do corpo e da mente. A atividade física, assim como a ingestão moderada de álcool, trazem benefícios à mente também, por trazerem sensações prazerosas e confortáveis.

 

 

Existem diversas atividades específicas e muito recomendadas para a terceira idade. Se você não as conhece não deixe de acessar nosso artigo sobre exercícios para a terceira idade para descobrir.

 

 

Procure atividades que te proporcionem sensação de prazer e não um sentimento de obrigatoriedade. Somente assim você irá usufruir dos benefícios que a prática de exercícios trás ao corpo e a mente.

 

 

 

 

Tenha uma alimentação saudável

 

 

 

Legumes

 

 

 

De acordo com pesquisas realizadas pelo especialista em envelhecimento Valter Longo, do Departamento de Bioquímica da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a alimentação mais leve e saudável aumenta as chances de ultrapassarmos os 100 anos de vida.

 

 

De acordo com o especialista as restrições a alimentos prejudiciais à saúde é uma forma de não somente prolongar a vida, mas atingir o envelhecimento saudável.

 

Exercite a mente

 

 

 

livro e óculos

 

 

 

Exercitar o cérebro é uma atividade que envolve as atividades acima e outras como: atividade para a memória, socialização, trabalho e estudo.

 

As atividades para a memória são uma forma de evitar que haja atrofiamento do cérebro e que você perca certas funções. Nossa mente é como um membro do corpo, se ficar parado atrofia. Existem diversos exercícios recomendados para trabalhar a mente, não deixe de conferir nossa lista exclusiva.

 

O trabalho e outras atividades como o artesanato, são formas de manter-se fisicamente ativo, trabalhar a mente e sentir-se bem. Estar incluso em uma atividade remunerada é um estímulo para sentir-se parte ativa da sociedade. Existem trabalhos e atividades informais que se adequam a terceira idade.

 

Estudar ou fazer parte de um grupo também são excelentes formas de aumentar a expectativa de vida. Essas atividades trazem inúmeros benefícios psicológicos que influenciam no funcionamento do nosso corpo.

 

 

 

 

 

E lembre-se, conquistar o envelhecimento saudável é uma meta que deve ser trabalhada o quanto antes possível. Seja criança, jovem, adulto ou idoso essas dicas são valiosas a qualquer um, então não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

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