5 Exercicios para idosos em casa que você deveria conhecer para melhorar de vez sua saúde


Em Artigos - 23-02-2019

Já não é segredo que a terceira idade é rodeada de mistérios e tabus. Por isso vemos diversas vezes a complicação por meio de familiares em não saberem lhe dar com os idosos. Os exercicios são um desses tabus. O que muitos não sabem, por acharem as pessoas de terceira idade são frágeis, é que exercicios são indispensaveis nessa fase da vida.

 

Estudiosos estimam que a prática de exercícios físicos aumente em até 5 anos o tempo de vida do idoso. Além disso,   idosos fisicamente ativos tem capacidade física semelhante à de alguém de 20 e poucos anos

 

Porém ainda existem muitos idosos que não praticam nenhuma atividade fisíca, por isso iremos abordar hoje, alguns exercicios para idosos. Esse tipo de prática além de ajudar a fortalecer a musculatura dos idosos, ajuda também no equilibrio, evitando as terriveis quedas.

 

Para os que se sentem desconfortaveis com academias e outros tipos de atividades, os exercicios para idosos em casa suprem mesmo que minimamente a necessidade de exercicios.

 

Porque praticar exercicios na terceira idade?

 

Hoje percebemos um aumento na população idosa dos nosso país. Isso porque, estamos em busca de uma vida cada vez mais saudavel, fazendo com que a expectativa de vida da população idosa cressa.  Dados do IBGE demonstram que em 2010 a expectativa de vida era aproximadamente 73 anos. O estudo também mostra que em 2050 a expectativa de vida será maior, aproximadamente 81 anos.

 

Além disso, segundo a revista neurociência idosos que praticam atividades físicas tem menor propensão a quedas, comparado aos que não praticam. Por isso vemos a importancia  dos exercicios na vida dos idosos.

 

Outro fato importante que precisamos destacar é que quando atingimos os 40 anos, o corpo passa por uma processo de perda da massa muscular. Por isso quando somos idosos, a importancia e o estimulo para fazer atividades fisicas devem ser redobrados. 

 

Exercícios de alongamento para idosos fazerem em casa

 
Antes comerçamos com os exercicios é muito importante fazer alongamentos antes. Isso além de ajudar a tirar a tensão das juntas, dando maior flexibilidade ao corpo, faz com que o corpo esteja preparado para a carga de exercicios que iremos fazer.
 
 

1° Alongamento

 

Primeiramente fique deitado de barriga para cima, dobre uma das pernas e tente abraçar o seu o seu joelho, mas tenha cuidado para não forças as articulações. Faça isso respirando lentamente, então durente 30 segundos fique nesta posição. Repita o exercicio com a outra perna.

 

Isso ajudará as articulações das pernas, fortalecendo-as e dando mais força ao músculo!

 

2° Alongamento

 

Sente com as pernas juntas à frente do corpo, estique os braços e tente encostar as mãos nos pés. Se conseguir segurar os pés permaneça nessa mesma posição durante 30 segundos. Caso contrario, fique esticado em direção aos pés o maximo que conseguir e faça a contagem.

 

3° Alongamento

 

Exercicios para idosos em casa

 

No terceiro alongamento, fique com de pé e levante um dos braços arqueando-o sobre a cabeça, junto com o arco feito pelo braço encline seu corpo nas mesma direção que o braço. Assim como mostrado na imagem.

 

Todos exercicios deve ser respeitado de acordo com o corpo que prática a atividade. Por isso não se esforce demais, respeite seus limites e faça os alongamentos até onde for possivel. A regularidade com que estes exercícios de alongamento são feitos é importante para alcançar seus benefícios. Por isso, é recomendado fazer os exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana.

 

5 exercicios para idosos em casa que são indispensavéis

 

Agachamento

 

Abras as pernas e deixe os pés ligeiramente à mesma largura dos ombros. Estenda  os braços para a frente e comece a dobrar lentamente os joelhos. Não se esqueça de jogar o quadril para baixo, quanto empurra o bumbum para trás. Abaixe até que pareça estar sentado em uma cadeira imaginaria.

 

Supino Horizontal

 

Deite de barriga para cima, com a ajuda de um bastão, segure para cima do corpo com as mão chegando proximos de cada extremidade do bastão. Desça ate a linha do peitoral e então estenda novamente os cotovelos. Ou seja, abaixe e levante o bastão, mas usando a posição indicada dos braços. Realize 3 séries de 12 repetições, ou o quanto aguentar. Caso o exercicios esteja leve, é possivel que com preparo sejam adicionados algum tipo de peso entre 1 ou 2kg na extremidade da barra.

 

Panturrilho em pé

 

Esse exercicio deve ser feito em pé. Realize o movimento de flexão, ou simplesmente fique na ponta dos pés e depois volte a posição inicial.  Para aumentar a amplitude do movimento ou até mesmo o grau de dificuldade do exercicio, você poderá realizar o exercicio na ponta de algum degrau. Porém, seja cuidadoso, faça o exercicio no primeiro degrau da escada e só aumente o nivel de dificuldade caso tenha auxilio de alguem.  Realize 3 séries de 12 repetições com intervalos de 40 a 60 segundos.

 

Abdominal reto

 

Deite-se no chão ou em algum tipo de tapete para exercicios e mantenha as duas pernas flexionadas, como apoio entrelace as mãos atrás da cabeça. Realize a flxão do tronco sem deixar com que o queixo enconste no peito. Realize 03 séries de 12 repetições, com intervalo entre 40” a 60” entre as séries.

 

Exercicios aeróbios

 

Em nivel moderado, faça pelo menos 60 minutos de exercicios aeróbios. Esteira, bicicleta ou caminhada em pistas, podem ser uma das atividades recomendadas. Caso exista algum tipo de dificuldade ao se complentar uma hora de exercicio em um único periodo de tempo, divida a atividade em duas.

 

Vimos o quanto é importante a fisioterapia para idosos, não só no quesito físico mais em vários outros. Entretanto, precisamos estar sempre procurando métodos para nos prevenir dos riscos do dia-a-dia. Pensando nisso a LifeLink falou sobre o sensor de quedas. Essa tecnologia vem solucionando o problema mais comum no dia-a-dia dos idosos.