Lazer para idosos: como aproveitar o tempo livre na terceira idade


Em Artigos - 20-04-2018

O lazer para idosos é e deve ser uma prioridade pois contribui para o envelhecimento saudável. As atividades recreativas e de lazer são essenciais em todas as etapas da vida. Na infância e adolescência, contribuem para o desenvolvimento do corpo e para a socialização. Já na fase adulta, trazem prazer e bem-estar, melhorando a saúde de forma geral.

 

 

O lazer para idosos também é parte importante da rotina. Apesar disso, um estudo realizado por estudantes mineiros em 2013, mostrou que, embora 26% do dia de uma pessoa com mais de 60 anos seja dedicado ao lazer, essas atividades não trazem qualquer benefício à saúde.

 

 

No artigo de hoje, apresentamos algumas alternativas de lazer mais ativas, que proporcionam uma série de benefícios e contribuem para a saúde física e mental dos idosos.

 

 

Lazer para idosos: qual o conceito?

 

Exercitar o cérebro

 

 

O sociólogo Joffre Dumazedier define o lazer como “(… ) um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.”

 

 

Com a aposentadoria, o lazer para idosos é uma forma de ocupar o dia com atividades mais prazerosas, especialmente nessa etapa em que responsabilidades como o trabalho e a criação dos filhos costumam estar concluídas.

 

 

Porém, como já foi dito, nem todos aproveitam a maior quantidade de horas livres com atividades benéficas.

 

 

Muitos idosos usam o tempo ocioso assistindo TV ou apenas descansando, enquanto poderiam equilibrar esses momentos com atividades mais ativas.

 

 

Atividades recreativas para idosos – Jogos e brincadeiras

 

 

Uma forma saudável de lazer para idosos é a realização de atividades recreativas, como as brincadeiras.

 

 

Assim como acontece na infância, os jogos estimulam a mente, trabalham a integração social, ajudam a diagnosticar problemas de saúde e a trata-los, além de constituírem momentos de diversão e bem-estar.

 

 

Conheça algumas sugestões de jogos e brincadeiras no lazer para idosos:

 

 

  • Xadrez;
  • Bingo;
  • Adedanha;
  • Sudoku;
  • Palavras-cruzadas;
  • Jogos de cartas;
  • Dominó;

 

 Atividades lúdicas para idosos – estimulando a mente de uma forma divertida

 

Lazer na Terceira idade

 

 

Lúdico é uma palavra com origem latina e refere-se ao universo das brincadeiras. As atividades lúdicas são aquelas que ensinam por meio da brincadeira, estimulando a criatividade e contribuindo para o desenvolvimento intelectual.

 

 

Com o grande crescimento do número de idosos no brasil e o aumento da expectativa de vida no país, cuidar da saúde da mente é tão importante quando cuidar de todo o corpo. Veja as nossas sugestões de atividades lúdicas:

 

 

  • Ioga;
  • Quebra-cabeças;
  • Oficinas;
  • Cursos de artesanato;
  • Cursos de idiomas;
  • Caminhadas em dupla ou grupos;
  • Aulas de pintura;
  • Grupos de leitura;
  • Rodadas de música e dança;
  • Sessões em grupo para contar histórias;
  • Aulas de teatro.

 

 Turismo na terceira idade – nunca é tarde para conhecer novos lugares!

 

idoso lendo mapa de viagem

 

 

Um modelo de lazer para idosos que tem ganhado cada vez mais adeptos é o turismo. Aquela imagem de que uma pessoa da terceira idade estava destinada a ficar em casa, tendo dias muito tranquilos e, às vezes, até mesmo solitários está ficando para trás.

 

 

Com a expectativa de que o número de idosos chegue ao equivalente a 22% da população mundial até 2025, as empresas de turismo têm incrementado suas ofertas e criado pacotes especiais para essa faixa etária.

 

 

Segundo dados do Ministério do Turismo, divulgados em 2016, 25% dos idosos planejaram viagens, sendo 40% para destinos internacionais. Além disso, 15% viajaram sozinhos, um reflexo do ganho de independência nos últimos tempos.

 

 

As novas ofertas, a manutenção da saúde mesmo em idades mais avançadas e o preparo do mercado para receber esse novo perfil de turista têm contribuído para que muitas pessoas realizem o sonho de fazer uma viagem, e, agora, sem a obrigatoriedade de voltar antes do tempo desejado porque as férias acabaram.

 

 

Lazer para idosos: quais os benefícios?

 

 

lazer para idosos

 

 

Usar o tempo livre com atividades de lazer traz benefícios à saúde do corpo e da mente, contribuindo muito para a melhoria da qualidade de vida. Em uma fase com altos índices de depressão, doenças cardíacas e da solidão, aproveitar esses momentos resulta numa série de vantagens:

 

 

Melhora a memória

 

 

Ao trabalhar o cérebro, a memória também fica mais ativa. Quanto mais informações o cérebro recebe, mais ele “precisa” de coisas novas.

 

 

Jogos como palavras-cruzadas, sudoku, dominó ou aprender uma nova língua ajudam – e muito – a exercitar o cérebro todos os dias.

 

 

E os exercícios mentais são bons para todas as idades. O ideal é praticar essas atividades ainda na juventude para chegar a essa fase com o cérebro mais forte.

 

 

Diminui a solidão

 

 

É comum que os idosos se sintam sozinhos. O lazer na terceira idade é um das formas mais indicadas para combater a solidão.

 

 

Atividades em grupo, como cursos, oficinas, turismo e exercícios físicos são uma excelente oportunidade para conhecerem outras pessoas, trocarem experiências e fazerem novas amizades.

 

 

Reduz os índices de depressão

 

 

Ao realizamos atividades prazerosas, o organismo libera endorfina, um substância conhecida por provocar sensação de bem-estar e felicidade.

 

 

Atividades como a dança ou os exercícios físicos em grupo fazem com que o corpo produza mais endorfina, deixa o idoso mais confiante, afasta a timidez e também a solidão.

 

 

Melhora a coordenação motora

 

 

Algumas das atividades de lazer para idosos demandam certos movimentos do corpo, como o aprendizado de novos passos ou os pontos de uma peça em artesanato com agulhas.

 

 

Isso faz com que toda a coordenação seja trabalhada, melhorando a firmeza dos movimentos, de forma geral.

 

 

Proporciona a integração social

 

 

Na terceira idade, é comum que o relacionamento seja composto principalmente por laços familiares.

 

 

A realização de atividades ajuda a criar novos círculos, proporcionando ao idoso amizades próprias e que não necessitem do intermédio dos filhos ou netos.

 

 

Viu como o lazer para idosos é importante? Além de divertido, resulta em vários benefícios para a saúde.

 

 

O artesanato é uma atividade de lazer muito indicada para a terceira idade. Preparamos um artigo especial para você saber mais sobre o tema. Clique aqui e confira!

Comentários