Musculação para idosos: saiba como fazer e quais são os benefícios

Musculação para idosos
Em Artigos - 27-04-2018

musculação para idosos, embora seja uma atividade física que exija mais esforço do corpo, também é recomendada para melhorar a saúde e bem-estar geral e pode ser feita por que já passou dos 60 anos – desde que com acompanhamento especializado.

 

 

A terceira idade é uma fase cheia de tabus: sexualidade, independência, morar ou não sozinho e até mesmo as atividades físicas geram dúvidas tanto para o idoso quanto nos familiares e amigos de outras idades.

 

 

Estima-se que a prática de exercícios físicos aumente em até 5 anos o tempo de vida e que idosos fisicamente ativos tem capacidade física semelhante à de alguém de 20 e poucos anos. Quer saber mais sobre musculação para idosos? Continue a leitura e confira algumas dicas para a prática e quais os seus benefícios.

 

 

Como a musculação para idosos deve ser feita?

 

 

musculação para idosos

 

 

Com a perda da massa muscular, a partir dos 40 anos, a musculação é uma das atividades mais indicadas para fortalecer o corpo, e garantir mais saúde na terceira idade.

 

 

Assim como acontece em outros tipos de exercício, é necessário fazer uma avaliação física e cardíaca para verificar ser a saúde está em dia e definir o ritmo ideal de atividades.

 

 

Veja, a seguir, quais aspectos merecem mais atenção na prática de musculação na terceira idade.

 

 

Exercícios devem ser funcionais e adequados à estrutura física do idoso

 

 

A musculação para idoso só deve ser instruída por um profissional formado em Educação Física. Os exercícios devem ser funcionais e com movimentos nas articulações semelhantes àqueles realizados durante atividades do dia a dia.

 

 

É fundamental entender a capacidade de cada corpo e não ultrapassar os limites do saudável. Não force os exercícios além do necessário. A prática de movimentos muito exaustivos os que exijam esforços demais podem provocar lesões.

 

 

Mais repetições e menos pesos

 

 

A musculação na terceira idade tem o objetivo de recuperar a massa muscular e fortalecer o corpo e não resultados estéticos (embora eles também possam ser agregados). Por isso, é importante pegar mais leve nos pesos e focar a atividade na quantidade de repetições.

 

 

O estímulo deve ser sequencial e o aumento na quantidade de pesos deve acontecer de forma sutil e cuidadosa.

 

 

Alie os exercícios à uma boa dieta

 

 

Os resultados com a musculação para idosos são potencializados com o suporte de uma dieta adequada. As proteínas são essenciais para reestruturar os tecidos celulares e devem ser ingeridas com qualidade.

 

 

O ideal é procurar um especialista para conseguir indicação da melhor dieta, levando em consideração o tipo de treino, resultados esperados e restrições alimentares.

 

 

7 benefícios da musculação para idosos

 

 

Musculação

 

 

A atividade física é fundamental em qualquer período da vida. Os exercícios ajudam a melhorar o bem-estar físico, diminuem as chances de doenças cardíacas e ainda nos deixam mais felizes, por meio da liberação de endorfinas.

 

 

O sedentarismo na terceira idade agrava situações de dores crônicas, doenças cardíacas e depressão. Por isso, o quanto antes a prática de atividades for iniciada, melhor.

 

 

A musculação para idosos faz muito bem. Conheça x benefícios desse tipo de atividade.

 

 

1. Ajuda a combater as dores

 

 

É comum que idosos sintam dores no dia a dia. A diminuição da massa muscular é responsável por esse e vários outros problemas.

 

 

Assim, quem já passou dos 60 anos mas não quer ser visto apenas como um “vovozinho”, a musculação para idosos é um importante aliado, ajudando a fortalecer os músculos, as articulações e melhorando o desempenho físico, de forma geral.

 

 

2. Fortalece os ossos

 

 

A musculação contribui para a recuperação da massa óssea, prevenindo e até mesmo auxiliando na retração de casos de osteoporose, o que também reduz o risco de fraturas.

 

 

Essa é uma excelente notícia para as mulheres, que perdem massa óssea após a menopausa.

 

 

3. Controla a glicose

 

 

A diabetes, o excesso de açúcar no sangue, é uma doença grave, que afeta os rins, o coração e a até a visão. A musculação na terceira idade é uma forma agradável de combater esse mal e ganha muito mais qualidade de vida.

 

 

4. Diminui o risco de quedas

 

 

As quedas na terceira idade são comuns com números surpreendentes: 37% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e 88% têm medo de sofrer uma queda em algum momento. Esse medo afasta muita gente das academias, sem saber que é justamente a musculação um importante auxílio contra essa situação.

 

 

A musculação para idosos proporciona mais flexibilidade e equilíbrio. O resultado? Maior controle corporal e redução na taxa de quedas.

 

 

5. Fortalece o coração

 

 

Um corpo mais magro tem menos chances de apresentar doenças cardíacas. Com a musculação, o idoso fortalece seu tecido cardíaco e a periodicidade de atividades três vezes por semana já é suficiente para ganhar força, flexibilidade e fôlego.

 

 

6. Melhora o sono

 

 

Quem pratica exercícios dorme melhor. Para quem sofre de insônia, a musculação é um santo remédio: ela faz o corpo liberar endorfina, aumentando a disposição ao longo do dia, e equilibra as funções corporais, garantindo uma noite de sono tranquila e sem interrupções.

 

 

7. Ajuda a combater a depressão

 

 

Muitos idosos são afetados por doenças como a depressão e ansiedade, incapacitando-os e dificultando bastante a execução de simples tarefas diárias. Nesse aspecto, a musculação melhora a saúde mental de forma ampla, combatendo várias dessas doenças, já que melhora autoestima, a cognição, a autoconfiança e reduz o estresse.

 

 

Academia para terceira idade

 

 

Musculação em grupo

 

 

Um mercado que está crescendo no Brasil é o de academia para terceira idade. Como as atividades para idosos devem ser mais leves e específicas, o profissional que vai acompanhar o treino deve ser especializado e criar um cronograma de exercícios funcionais e adequado para cada pessoa.

 

 

A expectativa de vida no país aumentou e os idosos estão mais ativos. Estima-se que 1/3 dos frequentadores de academias no Brasil seja composto por idosos.

 

 

Dessa forma, a academia para terceira idade aponta uma demanda de nicho em expansão e com muitas possibilidades de inovações.

 

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia nosso artigo sobre atividades para idosos e conheça os melhores exercícios para quem tem mais de 60 anos.

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