Produtividade no trabalho: Saiba tudo sobre a importância da motivação e qualidade de vida no ambiente profissional


Em Animais - 08-03-2019

Atualmente, há uma grande importância no meio profissional sobre como melhorar os níveis de produtividade de uma empresa. Aqui, falaremos tudo sobre a produtividade no trabalho e a importância da motivação e qualidade de vida no ambiente profissional.

 

A produtividade no trabalho é a capacidade de realização que um profissional possui, de acordo com o tempo disponível. Isto é, quanto mais produtivo, mais chances de realizar atividades em um limite de tempo. Apresentando um resultado daquilo que é produtivo, do que se produz e do que é lucrativo.

 

Segundo o BNDES, existem três medidas clássicas de produtividade. A produtividade no trabalho, do capital e a chamada produtividade total dos fatores, que agrega todos as fontes de produção.

 

Contudo, não é simplesmente produzir muito. É preciso produzir com boa qualidade. O tempo é um dos principais recursos que o profissional deve usar com menos quantidade. E ao mesmo tempo, entregar mais resultados, sem perder a qualidade.

 

Pode ser um desafio difícil de se realizar. Porém, existem diversos métodos sobre como otimizar a produtividade no trabalho e entregar resultados positivos para a empresa.

 

Gestão do tempo e Produtividade no trabalho

 

A gestão do tempo e produtividade no trabalho são fundamentais para garantir a eficiência da empresa. Ambos devem andar juntos. Pois, ser produtivo não significa ter números de horas trabalhadas e sim, os resultados gerados nestas horas.

 

Entretanto, a competitividade no mercado e os avanços tecnológicos aumentam a necessidade de produzir de forma mais qualificada. Com resultados, metas e prazos de entrega.

 

 

Produtividade no trabalho

 

 

Por isso, é preciso traçar planos das atividades a serem realizadas. Se o profissional já se deparou com pensamentos sobre faltar tempo para realizar todas as tarefas, o problema pode estar na gestão do tempo e produtividade no trabalho.

 

Portanto, é preciso analisar qual desperdício de tempo está afetando o desempenho dentro da empresa. Ademais, o tempo das tarefas pode influenciar cada profissional de maneira diferente, depende do ponto de vista de cada um.

 

 

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho?

 

 

Identificar o desperdício do tempo é o primeiro passo para a melhoria. O horário ativo muda de pessoa para pessoa. É preciso que cada um analise qual é o melhor tempo produtivo para ativar as tarefas do trabalho. Assim sendo, aqui vão algumas sugestões de como administrar o tempo:

 

Não deixe nada para depois: Exerça todas as tarefas do momento. Principalmente as mais importantes, elas são essenciais. Deixar para depois, pode virar mais um item da lista de coisas urgentes que ainda não realizou. O trabalho se torna uma bola de neve. Por isso, planeje o tempo necessário para cada tarefa. Se for preciso, analise o tempo de realização da demanda um dia antes. Assim, o profissional mantém sua organização no trabalho e otimiza seu tempo.

 

Foco no trabalho: Exercer diversas tarefas ao mesmo tempo pode apresentar falhas em todas elas. Realizar tarefa por tarefa faz com que o trabalho fique completo e eficiente. O profissional foca em cada uma, trazendo mais segurança e na produtividade.

 

Listas de tarefas: Listar tudo que precisa fazer no dia, inclusive o tempo para responder e-mails e usar as redes sociais, é fundamental. Até mesmo ouvir uma música para relaxar. Ter uma agenda para conseguir administrar os compromissos do dia ou da semana auxilia na organização. Assim, aprenderá a administrar melhor as tarefas e o prazo para concluí-las.

 

Evite distrações: Distrair com Whatsapp, redes sociais, conversas ou quaisquer leituras é tempo perdido. Estudos revelam que a cada vez que um profissional é interrompido, ele leva aproximadamente 20 minutos para se concentrar novamente. Um fato que vai contra a produtividade. Ao executar a lista de tarefas, o profissional terá tempo para cada distração alheia. Seja gestor do seu próprio tempo!

 

Hierarquizar as tarefas: Siga a lista de tarefas e planeje o tempo de prioridade para cada uma. Saiba diferenciar o que é urgente e importante ou importante e não urgente. O ideal seria dedicar cerca de 70% naquilo que for “Importante e Não urgente”. Sinal de planejamento, organização, produtividade e eficiência. Assim, o profissional considerará as prioridades, mantendo o foco em cada uma.

 

 

Motivação e Produtividade no trabalho

 

 

A motivação é um processo na qual o profissional é incentivado ou estimulado por algum tipo de motivo ou razão. Ou seja, é a disposição favorável em realizar alguma tarefa ou meta, com vontade e brilho nos olhos.

 

No processo administrativo a motivação é inquestionável. As tarefas são executadas com eficiência quando o profissional é adequadamente alocada em suas tarefas e motivado a executá-las. É fácil visualizar que nem mesmo o salário estimularia um profissional, caso não esteja motivado.

 

 

equipe motivada

 

 

Diante disso, o gestor, ao determinar um cargo, precisa analisar o perfil do profissional e o cargo a se ocupar. Ambos precisam ser semelhantes para executar as atividades corretamente, atendendo às expectativas e possuindo um retorno satisfatório. E, consequentemente, recebendo de elogios, gratificações, reconhecimento e até promoções.

 

Ademais, intervalos, descansos, segurança no trabalho e benefícios são outros meios de motivação que a empresa deve apresentar aos funcionários. Não somente a remuneração é essencial para o profissional, sua segurança e bem-estar também fazem parte do pacote.

 

A maneira de gerenciar os profissionais da empresa é a chave para o sucesso e competitividade. O satisfação de cada um faz com que eles produzem mais e melhor.

 

 

Qualidade de vida e produtividade no trabalho

 

 

Para manter uma qualidade de vida juntamente com a produtividade é preciso o equilíbrio entre elas. É fundamental que as tarefas sejam adequadas ao perfil da equipe, condizentes com seus conhecimentos e habilidades.

 

O equilíbrio permite que o trabalhador exerça tarefas em um ambiente propício a sua satisfação profissional e desenvolvimento na carreira. Por meio de uma cultura organizacional que também favoreça a qualidade de vida dos seus funcionários. Assim, o profissional realiza suas tarefas corretamente dentro de um ambiente favorável onde possam sentir-se valorizados e reconhecidos. Possuindo motivação e condições reais de oferecer uma boa produtividade no trabalho.

 

 

qualidade de vida no trabalho

 

 

Além disso, a importância da segurança do trabalhador é essencial para a empresa. Possuir proteção necessária, como EPIs e monitoramento de equipes, são fundamentais para que sua produtividade seja mais bem empenhada. Acidentes de trabalho na equipe não seria mais preocupação, mantendo o trabalhador totalmente focado nas tarefas.

 

Ademais, é preciso ter um líder na equipe. A liderança é essencial para que haja comunicação entre eles. Visto que tiram suas dúvidas e mantém uma boa orientação e delegação das tarefas, evitando retrabalhos e erros.

 

Um outro fator importante é ter um equilíbrio para evitar o estresse. O excesso de trabalho deixa o profissional cansado, comprometendo sua saúde física/emocional e, consequentemente, a produtividade na empresa.

 

Portanto, gerenciar o tempo, priorizar tarefas, focar e ter motivação são peças fundamentais para o equilíbrio entre a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.

 

Ouvir música melhora a produtividade no trabalho?

 

Em partes sim! A música é uma forma de relaxamento e alegria para qualquer pessoa. No ambiente profissional, ela também pode se tornar importante. Pesquisas realizados no Estados Unidos comprovam que escutar música melhora o humor. Em geral, os profissionais terminam suas tarefas mais rápidas e adquirirem boas ideias durante o trabalho.

 

Acontece que ouvir música libera dopamina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e motivação. Além disso, melhoram o humor, reduzem o estresse e a ansiedade, podendo também auxiliar na memória. Da mesma forma, as letras das músicas podem ativar os centros de processamento de linguagem no cérebro. Isto é, a música pode auxiliar no processo de produtividade no trabalho.

 

 

musica no trabalho

 

 

Entretanto, é preciso que a música no trabalho seja bem estudada e planejada. Nem todos gostam de ouvir música quando estão focados nas tarefas. Por isso, o som ambiente pode não ser uma boa ideia. Além disso, os funcionários possuem gostos e culturas sociais diferente. Nesse aspecto, é preciso respeitar cada um, sem prestigiar ninguém.

 

As pesquisas também apontaram diferentes resultados para cada tipo de profissional. Para os profissionais com média experiência no trabalho, a música foi benéfica para a produtividade. Os mais experientes e mais vividos não ostentaram melhorias. E os novatos, apresentaram prejuízo, pois distraíram completamente ouvindo música.

 

Outro fator em questão, é observar a política da empresa. É aceitável? Será que os funcionários irão ficar atentos à chamadas do líder ou da equipe? Será que o colega ao lado está incomodado com o meu som? Tudo isso são questões que vão ser acordadas com os líderes juntamente a equipe onde a finalidade é a produtividade no trabalho.

 

Portanto, seja com música ou não, apresente seu melhor desempenho e faça uma boa gestão do tempo. A dedicação, foco e comprometimento é o que fará grande diferença, para alcançar a produtividade no trabalho.

 

Esse artigo nos mostra maneiras de como equilibrar diversos fatores com a produtividade do trabalho. Veja também o texto que relata sobre:  Ambiente de Trabalho: Saiba como melhorá-lo. Ele ajudará a esclarecer, ainda mais, assuntos relacionados à administração empresarial.